Até as 13h desta segunda-feira (30), somente cerca de 16,5 mil dos 270 mil edifícios da cidade apresentaram o laudo técnico da vistoria, segundo a Secretaria Municipal da Casa Civil. Este número equivale a 6,1% do total. A data, que já foi prorrogada por seis meses, não será estendida novamente.
A partir de quarta-feira (2), a prefeitura vai dar início à fiscalização por amostragem nas principais vias da cidade. O prédio fiscalizado que não tiver apresentado laudo técnico será multado mês a mês até que apresente o documento.
Segundo a Casa Civil, o valor da multa é cinco vezes os valor de referência VR (Valor Unitário Padrão Residencial) ou VC (Valor Unitário Padrão Não Residencial). Os valores do VR e do VC constam nos carnês de IPTU.
A lei que obriga a vistoria foi criada depois que três prédios desabaram na Avenida Treze de Maio, no Centro, matando 22 pessoas. Ela determina que as vistorias técnicas sejam feitas em intervalos de cinco anos, para verificar a conservação, estabilidade e segurança dos prédios.
Os condomínios devem contratar um arquiteto ou engenheiro com registro profissional. Depois da vistoria, a prefeitura deve ser notificada que o laudo técnico foi feito.
0 comentário "Veja como regularizar prédio após perder prazo de autovistoria no Rio"
Postar um comentário