Como reaproveitar a água da chuva em residências?

Os alertas sobre o risco de escassez de água no planeta são contínuos. Segundo um relatório divulgado no mês de março pela Unesco, a agência da ONU para educação, ciência e cultura, cerca de três bilhões de pessoas, ou seja, mais da metade da população mundial, poderão sofrer com a falta do recurso já em 2025. O uso irracional, a expansão da atividade industrial e a explosão demográfica são alguns dos fatores que afetam as reservas hídricas do planeta.
Na região da Barra, prédios residenciais e comercias têm incorporado medidas sustentáveis para minimizar o desperdício: sistemas de reaproveitamento de água da chuva, hidrômetros individuais para medir o consumo em cada apartamento e reutilização da água de lavatórios e duchas em vasos sanitários são alguns exemplos. Grandes construções como a loja Etna, as instalações do Pan e a fábrica da Coca-Cola tiveram os telhados equipados para coletar água da chuva, usada depois em torres de refrigeração, limpeza, paisagismo e vasos sanitários. O projeto, da Cosch - Uso Racional da Água, pode ser realizado em casas também. E, segundo Romualdo Costa, diretor da empresa, a procura de moradores está crescendo. Quando se trata de uma casa pronta, é possível fazer uma adaptação, mas Costa recomenda simplicidade na solução: 
— Levar a água aproveitada até o vaso sanitário é mais viável fazendo a construção do zero. Para que o investimento valha a pena em uma casa pronta, fazemos ligações mais simples, conduzindo a água da chuva apenas para torneiras de serviço, como as usadas nos jardins.
Ele explica que o retorno do investimento varia de acordo com a frequência das chuvas e o tamanho do telhado da casa. Costa estima em R$ 3.600 o custo para adaptar uma casa de até $150 m2, excluindo o gasto com um reservatório. O potencial médio de armazenagem seria de 11.250 litros de água não potável por mês — para se ter ideia do que isso significa, o consumo médio mensal de uma família de quatro pessoas é de 13.440 de água não potável.
Veja abaixo como funciona o sistema residencial de reaproveitamento de água da chuva.


 – Reservatório superior para água de chuva, que também pode ser alimentado pela água potável. 

B – Calhas que recebem a água de chuva vinda do telhado. 

C – Água de chuva para lavar roupa, uso no vaso sanitário, lavar carros, irrigação do jardim/paisagismo, etc. 

D – Bombeamento da água de chuva, do reservatório inferior para o superior. 

E – A sujeira retirada pelo sistema de filtragem (e um pouco da água) vai para a galeria pluvial ou para o esgoto. 

F – Tubos que recebem água de chuva vinda do telhado e a direcionam para o sistema de filtragem. 

G – Cisterna que recebe a água potável da concessionária local. 

H – Tanque. 

– Cisterna subterrânea para armazenamento da água de chuva filtrada. 

1 – Sistema de filtragem. 

2, 3 e 4 – Equipamentos para melhorar a qualidade da água armazenada.

1 resposta aos "Como reaproveitar a água da chuva em residências?"

Anônimo disse...

muito otimo nosso filhos ios que virao agradeci muito ok