Flores de Corte


   Um belo e criativo arranjo floral sempre alegra qualquer ambiente. Dá vida nova ao escritório, à sala e até mesmo aos banheiros. Mas sempre que vamos adquirir flores, vem à nossa mente a preocupação com a durabilidade, afinal elas são um investimento não somente financeiro, mas também do tempo que demandamos para arranjá-las e cuidá-las.
     Assim, alguns cuidados são importantes na hora de escolher, armazenar, manipular e manter as flores, para que estas permaneçam bonitas pelo maior tempo possível. As dicas a serem apresentadas aqui se destinam às flores de corte e não se aplicam aos vasinhos floridos.
     Jamais compre flores ou folhagens murchas, com a esperança de reanimá-las. Você pode até conseguir, mas certamente sua durabilidade estará comprometida. Escolhidas as flores, peça ao vendedor que as embale cuidadosamente.
     Se você não puder preparar os arranjos imediatamente após a compra, guarde as flores na gaveta de frutas e legumes do refrigerador, com exceção de orquídeas, camélias, ou flores tropicais. Quando chegar a hora de você libertar seu espírito criativo, criando maravilhas para o deleite de todos, tome os seguintes cuidados:Corte em um dedo ou mais, a haste das flores e folhagens. Realize o corte em diagonal com tesoura ou estilete bem afiados e preferencialmente sob a água. Este cuidado evita que durante o corte formem-se bolhas de ar nos canais vasculares da planta, reduzindo assim sua capacidade de absorção. Tesouras ou facas mal amoladas são prejudiciais pois esmagam os tecidos durante o corte, danificando as hastes e predispondo-as ao apodrecimento precoce.
     Refresque folhagens e rosas com pulverizações de água, mas resguarde qualquer outra espécie de flor. Antes de montar o arranjo remova todas as folhinhas das hastes florais, principalmente na região que ficará sob a água. Folhas embaixo da água apodrecem rapidamente, contaminando as hastes e provocando mau cheiro. Utilize somente a quantidade necessária de água ao arranjo e evite a água mineral, pois sua alta condutividade é prejudicial às flores. As hastes só absorvem água pelo local do corte, sendo que outras partes em contato com a água favorecem o crescimento de fungos e bactérias.
     Não esqueça que algumas espécies de plantas duram muito mais que outras. Leve isso em consideração na hora de compor os arranjos. Geralmente plantas com pétalas, hastes e brácteas mais rígidas duram mais, como as helicônias, rosas, estrelítzas, gengibres e outras. Flores de pétalas e hastes tenras, como hortênsias e outras de flores miúdas como mosquitinho e tango, são normalmente mais sensíveis e tem menor durabilidade. 
     Ambientes muito secos, com ar condicionado por exemplo, e quentes deterioram mais rapidamente as flores, enquanto que ambientes frescos e sombreados favorecem maior durabilidade. Você pode ainda renovar seus arranjos, cortando as hastes a cada dois dias, eliminando assim, partes apodrecidas e melhorando a absorção de água pelas plantas.

0 comentário "Flores de Corte"