A tradição e modernidade dos ladrilhos hidráulicos

Inspirados nos mosaicos bizantinos, os ladrilhos hidráulicos estão presentes nas regiões mediterrâneas como um todo, embora sejam especialmente populares em Barcelona e no resto da Catalunha, berço da art noveau espanhola. 

Na busca de Gaudí, Domenech i Montaner, Puig i Cadafalch por uma nova arquitetura, a decoração ocupava um papel de destaque. A versatilidade em termos de geometria e cor dos ladrilhos hidráulicos entrava em consonância com tais anseios do modernismo catalão. 

Os ladrilhos hidráulicos surgiram em meados do século XIX, sendo inicialmente apresentados em 1867 na Exposição Universal de Paris como uma cerâmica que não necessitava de cozimento.
Feitos de cimento, pó de mármore e pigmentos naturais, os ladrilhos são comprimidos em uma prensa hidráulica, em um processo artesanal que permanece o mesmo até hoje.  

Em meados da década de 1880, produtores notáveis surgiram na região de Barcelona. A coincidência da técnica com o movimento modernista espanhol favoreceu o surgimento de mosaicos artísticos, com desenhos complexos. 
Na década de 1920, impulsionada pela imigração italiana no Brasil, tem início a produção de ladrilho hidráulico no país. Hoje, o colorido desses ladrilhos permanece mais popular do que nunca. Além de decorativos, extremamente duráveis e fáceis de limpar, não inflamáveis e não poluentes, os ladrilhos hidráulicos são recicláveis e servem de isolantes naturais, ajudando a manter a casa fresca no verão e quente no inverno. 

Quanto mais cores uma peça de azulejo hidráulico possui, mais cara ela é, uma vez que todo processo é artesanal e, portanto, mais cores demandam mais tempo de produção. Ao contrário de cerâmicas pintadas, em que só há cor na superfície, os ladrilhos hidráulicos possuem cerca de quatro ou cinco milímetros de espessura de cor e padrão geométrico, o que permite que seja feito um polimento nas peças para reavivamento da cor e até mesmo uma redução das mesmas a fim de torná-las regulares para aplicação. 
Na hora de aplicar os ladrilhos hidráulicos vale misturar patterns, cores e geometrias, como no projeto (Landmak Architect) deste apartamento de 83m2 no centro de Hanoi, no Vietnã. Com sala conjugada à cozinha americana; pisos, paredes e móveis de tons neutros, é a combinação de ladrilhos hidráulicos que confere cor e charme aos cômodos da casa.

0 comentário "A tradição e modernidade dos ladrilhos hidráulicos"