Desapropriação de casas para corredor T5 já está em andamento

Desapropriação de casas para corredor T5 já está em andamento
O Transcarioca vai ligar a Barra da Tijuca à Penha. Uma empresa já está entrando em contato com as famílias que terão seus imóveis desapropriados.


O trajeto é considerado longo pela prefeitura: 28 quilômetros de extensão, que começam no terminal Alvorada, na Barra, e vão até o Largo da Penha.

O Transcarioca vai passar por importantes vias da cidade, como a Avenida Ayrton Senna, a Cândido Benício, e vai permitir a integração com trem e o metrô. Entre as obras previstas, estão a construção de um mergulhão na Avenida Ayrton Senna e um novo viaduto paralelo ao Negrão de Lima, em Madureira.

Serão 37 estações ao longo do percurso, com uma possível ampliação do sistema para o aeroporto internacional Tom Jobim.

“A cidade do Rio de Janeiro tem uma necessidade efetiva de fazer uma ligação com o aeroporto internacional e estamos desenvolvendo o projeto executivo dessa continuidade da ligação T5 até o aeroporto, partindo da Penha”, explica Luiz Antônio Guaraná, secretário municipal de Obras.

O ônibus articulado terá o piso a 90 cm do chão e capacidade para 160 passageiros. “O bilhete é comprado antes de a pessoa embarcar. Isso dá rapidez ao sistema, além do fato de o ônibus andar em uma via exclusiva. As pessoas compram em uma estação pré-definida. Quando o ônibus para junto à estação, a pessoa não tem que subir degrau, porque ele fica no mesmo nível da plataforma, como se fosse o metrô”, afirma Alexandre Sansão, secretário municipal de Transportes.


No caminho do T5 estão 3.630 imóveis em 14 bairros. Segundo a Secretaria de Obras, a maioria das desapropriações é parcial. O trecho considerado mais crítico fica entre Madureira e Penha.

“É complicado, porque é uma região que está muito consolidada, tem vias estreitas. Haverá um grande número de desapropriações, gerando talvez o maior problema que a gente tenha no tocante ao assunto”, diz Luiz Antônio Guaraná.

O custo total das indenizações está calculado em R$ 300 milhões. Os donos dos imóveis já começaram a receber a visita de técnicos de uma empresa contratada pela prefeitura para avaliar a estrutura da construção. Na Estrada dos Bandeirantes, muitas casas e até estabelecimentos comerciais serão totalmente demolidos.

“Oito anos de trabalho aqui, vários clientes cadastrados e de repente ter que sair de uma hora para outra... Foi dito que o início das obras está previsto para março, então, não temos um tempo legal para trabalhar os clientes e encontrar uma outra loja no centro da Taquara”, reclama Eduardo Antônio Alves, dono de uma oficina.

O advogado Marcelo Carpenter, especialista em direito imobiliário, recomenda aos donos de imóveis que façam uma avaliação de mercado: “A pessoa pode buscar essa informação com profissionais especializados, como corretores de imóveis e empresas especializadas em avaliação. Ou então, se a pessoa não se sentir confortável com esse resultado, pode procurar o Judiciário e dar início a um processo de avaliação do imóvel, através de uma medida chamada de cautelar de produção antecipada de provas, pela qual o juiz vai nomear um perito da confiança dele para avaliar o imóvel e estabelecer qual é o preço justo”.


O RJTV conversou sobre o chamado T5 com Alexandre Sansão, secretário municipal de Transportes.

RJTV - Já se sabe quando vai começar a obra?

Alexandre Sansão - A obra vai começar no início de 2010. A licitação praticamente já teve início e as obras saem do papel no primeiro semestre certamente. Começam em várias frentes, como na área da Barra, onde não temos problemas de desapropriação.

O valor da obra era de R$ 500 milhões. Agora já se fala em R$ 1 bilhão. O que encareceu a obra?

Temos os custos da infra-estrutura, que está mais ou menos no valor de R$ 500 milhões. Mas temos a desapropriação, o gasto com aquisição de veículos, a construção de estações, os centros de controle, a sinalização.

Em que melhora o tempo de viagem?

São cerca de 50 minutos a menos no deslocamento entre a Barra e a Penha.

Fala-se em um movimento de 300 mil pessoas por dia. Esse corredor é muito importante?

É muito importante, porque é o primeiro grande corredor transversal da cidade do Rio de Janeiro, ligando a grande Zona Norte, passando por Madureira, que é um centro de alcance metropolitano, um ponto importante da cidade economicamente, e a Barra, que é um pólo de desenvolvimento da cidade, além da Baixada de Jacarepaguá, que é muito populosa. Vamos fazer essa ligação entre as duas regiões, integrando com trem, metrô e outras linhas de ônibus, e com o bilhete único, certamente, porque isso ajuda a criar condições para o bilhete único, diminuindo os custos do transporte e favorecendo a população.

http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL1418858-9097,00.html

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