Concreto Permeável

Desenvolvido para melhorar a capitação da água, o Concreto Permeável ainda tem pouca utilização no país

No mundo atual, o desenvolvimento se torna essencial para que a humanidade possa evoluir, porém, com o passar dos anos, a sociedade passou a exigir que esse desenvolvimento fosse de forma sustentável. Segundo definição da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, o desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

Um dos maiores problemas da humanidade atual é a diminuição da capacidade de infiltração da água no solo, perdida com o avanço descontrolado dos grandes centros urbanos. Com isso, a possibilidade de ocorrerem inundações cresce, já que a água das chuvas escoa diretamente para os córregos e rios.

Para mudar essa situação, foi desenvolvido o Concreto Permeável (CP), que auxilia na recuperação da infiltração do solo. Para se obter o CP, faz-se uma mistura controlada de água e cimento, o que gera altos índices de vazios interligados, permitindo a passagem da água com certa facilidade, variando entre 81 e 730 litros de água/minuto/m².


O CP também possui suas limitações, sendo que não pode ser aplicado a qualquer tipo de superfície. Sua utilização é mais adequada aos locais de tráfego leve ou com pouca densidade.

Benefícios


Os benefícios ambientais que a utilização do CP proporciona são inúmeros, como por exemplo, permitir a infiltração da água em áreas totalmente coberta por cimento, reduzir o escoamento superficial da água. Sua estrutura pouco densa retém menos calor e permite a chegada da água e do ar até as raízes das plantas.


Com relação aos benefícios econômicos, as vantagens da aplicação do CP são grandes. O custo com a manutenção quase não existe, uma vez que a eficiência de absorção é de 20 a 40 anos e com pouca manutenção. Também existe a redução de gastos com a formação de piscinões, já que partes das águas que iriam para os córregos e rios infiltram pelo CP e são retidas pelo solo. E se tratando de desenvolvimento sustentável, o CP tem uma vantagem a mais, pode ser reciclado e reutilizado posteriormente.

Aplicação


O CP pode ser usado em vários tipos de superfície, tais como calçadas, estacionamentos, ruas com baixo trânsito, parques e praças, pátios residenciais, quadra de tênis, campos de golfe, entre outros. Ao mesmo tempo, o CP permite a adição de pigmentos de cores variadas, o que aumenta as possibilidades de uso.

Fonte:http://www.obrasantienchenterp.com.br/vernot.php?cn=48

0 comentário "Concreto Permeável"